Há três anos a Associação de Violão de Itajaí (AVI), que realiza o Seminário, traz Isabel para a cidade com o objetivo de capacitar professores de música para alunos cegos. Este trabalho ganhou a parceria da Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR) e do Conservatório de
Isabel afirma que seu trabalho no Seminário tem sido excelente, principalmente porque durante todo ano estas entidades tem dado continuidade às atividades, promovendo a inclusão de alunos cegos na música e abrindo um novo nicho de mercado para os professores.
Quanto à aprendizagem dos alunos cegos Isabel ressalta: “O aprendizado de música pelos cegos não está ligado à limitação pela falta de visão, mas sim à estrutura que a sociedade em geral oferece para estas pessoas”. Por isso as oficinas se concentraram na forma e nas ferramentas que os professores usarão para ensinar. “O que muda no ensino para os cegos são os recursos básicos a serem utilizados. Por isso os futuros professorae aprendem a explorar basicamente o tato e a descrição, pois através destas ferramentas os alunos cegos vão aprender com mais facilidade”, explica Isabel.
O IV Seminário de Violão de Itajaí é uma realização da AVI - Associação de Violão de Itajaí e tem o patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Max Imóveis. Apoio: Conservatório de Música Popular de Itajaí, SESC Itajaí, Estúdio Café Maestro, restaurantes Univital e Bokerão Dupera, Zabumba Ensino Musical, Eldorado Propaganda, Diarinho e RIC TV Record.
Fotos: Victor Schneider
Mais informações:
Sobre o Seminário - Eliezer Patissi – (47) 9611-3898
Sobre os artistas - violao-avi.blogspot.com / Seção - Participantes do IV Seminário de Violão de Itajaí
IV Seminário de Violão de Itajaí
Produção e Assessoria de Imprensa
Luciana Castilho: (47) 8816-2139
Fabricia Prado – jornalista – SC 03103 JP - (47) 8408-1714
biapradosc@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário